Manejo da lagarta do cartucho (Spodoptera Frugiperda) na cultura do milho com uso de inseticida biológico

Publicado em

18/3/2022

Estudos

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia e praticabilidade agronômica do inseticida biológico Cartugen (Vírus SfMNPV), de forma isolada ou em associação com inseticidas químicos, visando estabelecer estratégias para o controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) na cultura do milho.

MATERIAL E MÉTODO

O experimento foi conduzido a campo na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária - FAPA (Guarapuava-PR) durante a safra de verão 2020/21. O ensaio foi instalado no dia 13 de outubro de 2020.

Tabela1. Inseticidas e doses empregados em cada aplicação do ensaio de eficácia de inseticidas para manejo de S. frugiperda na cultura do milho. FAPA, Guarapuava, 2021.

Figura 3.Incidência de plantas com nota ≥ 3 da escala Davis e momento em que ocorreram as aplicações no tratamento correspondente pelo monitoramento dos danos do ensaio de eficácia de inseticidas para manejo de S. frugiperda na cultura do milho. FAPA, Guarapuava, 2021.

CONCLUSÃO

•A associação de Cartugen (50ml/ha) com inseticidas químicos reduziu o número de cartuchos danificados, bem como os danos médios e altos em comparação à aplicação isolada dos inseticidas químicos;

•Com a utilização de inseticida ganhou-se um incremento no rendimento de grãos. Uma relação estatisticamente significativa entre o dano de Spodoptera frugiperda (cartuchos danificados) e a produtividade foi observada, demonstrando que quanto maior fora incidência de cartuchos danificados, menor será a produtividade.

Confira aqui o estudo na íntegra.

Descubra outros
posts relacionados.

Inovação

Prazer, Baculovírus!

12/8/2021
Imagem do Post Listado
Controle Biológico

Já conhece o Manejo Integrado de Pragas (MIP)?

12/8/2021
Imagem do Post Listado
Curiosidades

O uso de biológicos contribui para evolução da resistência?

12/8/2021
Imagem do Post Listado