Já conhece o Manejo Integrado de Pragas (MIP)?

Publicado em

12/8/2021

Controle Biológico

Mudanças fazem cada vez mais parte da nossa rotina. Apesar dos desafios, nós da AgBiTech gostamos de uma transformação na agricultura brasileira: a do manejo sustentável.

E você percebeu que ele está bem presente na pauta do agro. E há alguns motivos importantes para isso:

- Sustentabilidade: o mundo passou a exigir produtos com baixo impacto ambiental;

- Manejo da resistência: um novo modo de ação disponível para os agricultores;

- Inimigos naturais: manutenção e conservação dos inimigos naturais na área;

- Eficiência, Qualidade e Facilidade de uso: produtos eficientes no campo, com qualidade, formulação diferenciada e fácil aplicação;

- Disponibilidade: alta capacidade de produção com ampla rede de distribuição.

E, mesmo assim, os biológicos ocupam apenas 3% do mercado de defensivos. Ou seja, ainda há muito espaço para crescerem. Mas, vale lembrar que, assim como os químicos, eles são uma ferramenta no Manejo Integrado de Pragas (MIP).

O MIP se baseia em alicerces que vão desde a identificação das pragas até uma tomada de decisão que busque um controle o mais limpo possível.

A primeira etapa é ir a campo e reconhecer a praga, identificar que existe o problema. Depois é preciso fazer um levantamento da população, uma contagem aproximada de pragas para confirmar que isso está prejudicando a plantação. O quarto passo é considerar a mortalidade natural do agro ecossistema, ou seja, perceber os inimigos naturais e tentar conservá-los. Por fim, é preciso tomar uma decisão de controle que seja limpa e eficaz, com as melhores soluções para a sua plantação sem agredir o agro ecossistema.

A evolução tecnológica nos permitiu pesquisar, estudar e desenvolver novas opções para o manejo de pragas, disponibilizando produtos biológicos economicamente viáveis. Assim, o controle biológico oferece soluções que permitem melhorar a produtividade e a lucratividade de maneira sustentável.

O controle biológico é um importante aliado para melhorar a produtividade e a lucratividade de maneira sustentável. No MIP, é preciso considerar as particularidades e recursos de cada produtor.

Descubra outros
posts relacionados.

Controle Biológico

Já conhece o Manejo Integrado de Pragas (MIP)?

12/8/2021
Imagem do Post Listado
Inovação

Prazer, Baculovírus!

12/8/2021
Imagem do Post Listado
Curiosidades

O uso de biológicos contribui para evolução da resistência?

12/8/2021
Imagem do Post Listado