Eficácia agronômica de Cartugen® no controle de Lagarta-do-cartucho na cultura do milho
Publicado em
7/3/2022
Estudos
OBJETIVO
Avaliar a eficiência de Cartugen no controle de Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) na cultura do milho (Zea mays) em Lucas do Rio Verde, MT.
MATERIAL E MÉTODO
O experimento foi instalado em 30/12/2020 nas dependências da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde, localizada no município de Lucas do Rio Verde – MT. A semeadora foi regulada para uma população de 60.000 plantas por hectare com o híbrido AG 8480PRO 3, material sensível a espécie-praga alvo do estudo.
Tabela 1. Tratamentos, doses dos produtos e momento de aplicação na avaliação do controle de Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) na cultura do milho. Fundação Rio Verde, 2021.
Gráfico 1. Percentual de plantas com nota igual ou maior que 3 de acordo com a escala Davis et.al. (1992) de dano causado pela lagarta S. frugiperda em diferentes tratamentos na cultura do milho. Fundação Rio Verde, 2021
CONCLUSÕES
Os tratamentos com Cartugen promoveram menores notas pela escala Davis e menor percentual de notas iguais ou maiores que 3 em relação a aplicação dos inseticidas químicos de forma isolada.
Os tratamentos Espinoteram e Espinoteram + Cartugen proporcionaram maior controle de Spodoptera frugiperda por apresentarem plantas com menores notas e menor percentual de plantas com nota igual ou maior que 3 em relação aos demais tratamentos.
Os tratamentos Metomil + Cartugen, Espinoteram isolado e Espinoteram + Cartugen obtiveram maiores produtividade em relação aos tratamentos avaliados e foram classificados como estatisticamente iguais entre si.
Os tratamentos não apresentaram diferença estatística entre si na análise de massa de mil grãos.