Eficácia agronômica de Cartugen® no controle de Lagarta-do-cartucho na cultura do milho

Publicado em

7/3/2022

Estudos

OBJETIVO

Avaliar a eficiência de Cartugen no controle de Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) na cultura do milho (Zea mays) em Lucas do Rio Verde, MT.

MATERIAL E MÉTODO

O experimento foi instalado em 30/12/2020 nas dependências da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde, localizada no município de Lucas do Rio Verde – MT. A semeadora foi regulada para uma população de 60.000 plantas por hectare com o híbrido AG 8480PRO 3, material sensível a espécie-praga alvo do estudo.

Tabela 1. Tratamentos, doses dos produtos e momento de aplicação na avaliação do controle de Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) na cultura do milho. Fundação Rio Verde, 2021.

Gráfico 1. Percentual de plantas com nota igual ou maior que 3 de acordo com a escala Davis et.al. (1992) de dano causado pela lagarta S. frugiperda em diferentes tratamentos na cultura do milho. Fundação Rio Verde, 2021

CONCLUSÕES

Os tratamentos com Cartugen promoveram menores notas pela escala Davis e menor percentual de notas iguais ou maiores que 3 em relação a aplicação dos inseticidas químicos de forma isolada.

Acesse aqui o estudo na íntegra.

Descubra outros
posts relacionados.

Inovação

Prazer, Baculovírus!

12/8/2021
Imagem do Post Listado
Controle Biológico

Já conhece o Manejo Integrado de Pragas (MIP)?

12/8/2021
Imagem do Post Listado
Curiosidades

O uso de biológicos contribui para evolução da resistência?

12/8/2021
Imagem do Post Listado